O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

29.9.06

NECESSIDADES ESPECIAIS EM SALA DE AULA


Há maior possibilidade de aprendizagem nas salas de aula em que existem os
seguintes princípios, que devem ser adotados na sala de aula:



1. Aprendizagem ativa - ou seja, abordagens que encorajam os participantes a se envolver em
oportunidades de aprendizagem.
2. Negociação de objetivos - ou seja, abordagens em que as atividades levam em conta as
motivações e interesses de cada participante.
3. Demonstração, prática e reflexão sobre a prática - ou seja, abordagens em que se propõem modelos práticos, promove-se sua utilização e se dá à oportunidade de refletir sobre eles.
4. Avaliação contínua - ou seja, abordagens em que promove a investigação e a reflexão como
meios de revisão da aprendizagem.
5. Apoio - ou seja, abordagens, que estimulam os indivíduos a enfrentar desafios.
Deve-se ter em conta as suas possíveis implicações na sala de aula.

Pontos a considerar
• O que você pensa desses cinco princípios?
• Você utiliza alguns deles nas aulas que ministra?

0 comentários: