
RIO DE JANEIRO, 20 de agosto - Os Jogos Pan-americanos Rio 2007, além do caráter pioneiro de ser disputado na mesma cidade, com a mesma estrutura e na seqüência dos Jogos Pan-americanos, também apresentou uma novidade no quadro de medalhas. Após o domínio mexicano nas duas edições oficiais anteriores (Cidade do México 1999 e Mar del Plata 2003), o Brasil confirmou sua evolução esportiva, já demonstrada nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, e ficou em primeiro lugar na classificação geral..
Com o total de 228 medalhas (83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze), a delegação brasileira liderou a competição com folga. O país-sede conseguiu 34 primeiros lugares a mais que o segundo colocado (Canadá) e ainda experimentou um aumento de 38,18% (de 165 para 228) no número de medalhas em relação aos Jogos de Mar del Plata.
O país teve alguns dos principais nomes dos Jogos. Com o nadador Daniel Dias, que se tornou o atleta com mais vitórias na competição (oito medalhas de ouro em oito provas disputadas). Também se destacaram os nadadores Clodoaldo Silva (sete ouros e uma prata) e André Brasil (seis ouros, uma prata e um bronze).
Outros países que mostraram uma evolução significativa em relação à edição anterior foram Canadá e Estados Unidos, que subiram de 5º e 6º lugares em Mar del Plata para 2º e 3º, respectivamente, no RIO 2007. Já o México e a Argentina caíram: os mexicanos da liderança para o quarto lugar e os argentinos desceram da terceira para a sexta colocação.
Esta edição dos Jogos Parapan-americanos também apresentou um aumento no número de países que conseguiram subir ao pódio: 18 nações ganharam medalhas no RIO 2007, três a mais do que nas duas edições anteriores.
Duas nações tiveram a alegria de conquistar pela primeira vez uma medalha parapan-americana: o Paraguai (bronze no futebol de 5) e o Panamá, no atletismo (5.000m - T13).

Fonte: Site oficial dos jogos