O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

22.8.07

Jogos ParaPan-americanos

Brasil confirma evolução e quebra domínio mexicano no quadro de medalhas dos Jogos
RIO DE JANEIRO, 20 de agosto - Os Jogos Pan-americanos Rio 2007, além do caráter pioneiro de ser disputado na mesma cidade, com a mesma estrutura e na seqüência dos Jogos Pan-americanos, também apresentou uma novidade no quadro de medalhas. Após o domínio mexicano nas duas edições oficiais anteriores (Cidade do México 1999 e Mar del Plata 2003), o Brasil confirmou sua evolução esportiva, já demonstrada nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, e ficou em primeiro lugar na classificação geral..
Com o total de 228 medalhas (83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze), a delegação brasileira liderou a competição com folga. O país-sede conseguiu 34 primeiros lugares a mais que o segundo colocado (Canadá) e ainda experimentou um aumento de 38,18% (de 165 para 228) no número de medalhas em relação aos Jogos de Mar del Plata.
O país teve alguns dos principais nomes dos Jogos. Com o nadador Daniel Dias, que se tornou o atleta com mais vitórias na competição (oito medalhas de ouro em oito provas disputadas). Também se destacaram os nadadores Clodoaldo Silva (sete ouros e uma prata) e André Brasil (seis ouros, uma prata e um bronze).
Outros países que mostraram uma evolução significativa em relação à edição anterior foram Canadá e Estados Unidos, que subiram de 5º e 6º lugares em Mar del Plata para 2º e 3º, respectivamente, no RIO 2007. Já o México e a Argentina caíram: os mexicanos da liderança para o quarto lugar e os argentinos desceram da terceira para a sexta colocação.
Esta edição dos Jogos Parapan-americanos também apresentou um aumento no número de países que conseguiram subir ao pódio: 18 nações ganharam medalhas no RIO 2007, três a mais do que nas duas edições anteriores.
Duas nações tiveram a alegria de conquistar pela primeira vez uma medalha parapan-americana: o Paraguai (bronze no futebol de 5) e o Panamá, no atletismo (5.000m - T13).









Fonte: Site oficial dos jogos

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou estudante de matemática e tenho um blog. Não trato especificamente do tema sobre deficientes físicos, mas já falei sobre o software HOLOS que é direcionado para deficientes visuais.
Espero me formar em matemática e usar meus conhecimentos de blogueiro para melhorar a interatividade do jovem com a matemática e outras disciplinas.
Fantástico o conteúdo do seu blog. Visitarei mais vezes para ficar informado sobre as novidades da área.

web dagger disse...

Check parapan american games schedule, results, dates and more information here Parapan American Games 2011 Schedule and more from Parapan American Games 2011