30.9.06
ADEQUAÇÕES CURRICULARES
As adequações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de
atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se
realize a adequação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo
apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. Não um
novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação,
para que atenda realmente a todos os educandos. Nessas circunstâncias, as
adequações curriculares implicam a planificação pedagógica e a ações docentes fundamentadas em critérios que definem:
o que o aluno deve aprender;
como e quando aprender;
que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem;
como e quando avaliar o aluno.
Para que alunos com necessidades educacionais especiais possam participar integralmente em um ambiente rico de oportunidades educacionais com resultados favoráveis, alguns aspectos precisam ser considerados, destacando-se entre eles:
a preparação e a dedicação da equipe educacional e dos professores;
o apoio adequado e recursos especializados, quando forem necessários;
as adequações curriculares e de acesso ao currículo.
Algumas características curriculares facilitam o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, dentre elas:
atinjam o mesmo grau de abstração ou de conhecimento, num tempo determinado;
desenvolvidas pelos demais colegas, embora não o façam com a mesma intensidade, em necessariamente de igual modo ou com a mesma ação e grau de abstração.
Níveis de Adequações Curriculares
As adaptações curriculares não devem ser entendidas como um processo exclusivamente individual ou uma decisão que envolve apenas o professor e o aluno. Realizam-se em três níveis:
no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar);
no currículo desenvolvido na sala de aula;
no nível individual.
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Conhecendo as Deficiências
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