O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

23.2.09

Software Hércules e Jiló


Conversando com alguns alunos do PROINESP esta semana na disciplina de Softwares Educativos que atendessem o publico da educação especial, um deles me falou sobre o Hércules e Jiló. Pesquisei na internet e abaixo trago informações e o link onde baixá-lo.

O software educativo "Hércules e Jiló" foi idealizado para servir de apoio a intervenções pedagógicas no campo das Ciências Naturais, abordando conceitos relacionados com os seres que existem na Terra (diversidade, características, classificação, relações tróficas, ambientes naturais e construídos etc.).

Hércules é o nome de um menino, Jiló é seu cachorrinho. Eles não existem de verdade, mas se transformaram em personagens principais de um programa de computador educativo, criado na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). O programa oferece dez jogos que podem ser utilizados pelas crianças no próprio computador ou fora dele, desde que sejam impressos em papel e montados, como dominós. “Nossa idéia é mostrar que as crianças com necessidades especiais são capazes de aprender”, afirma a professora Amaralina Miranda, especialista na área que conclui no ano de 2005 o doutorado sobre o assunto, na Universidade Nacional de Educação à Distância, em Madrid, na Espanha. No programa, as imagens são alegres e coloridas para chamar a atenção e despertar o interesse pelo aprendizado.

Quer saber mais sobre o software - acesse aqui.

Uma cópia da imagem do CD original do software está disponível para download e foi compactada no arquivo abaixo:

hjilo.zip

Após a descompactação, o arquivo de imagem (hjilo.nrg) deve ser gravado em um CD.


Fonte: Universidade de Brasilia

8 comentários:

krika disse...

Andréa, gostei de seu contato lá no projetos e ideias, e já estive aqui na arte de ensinar.. adorei tudo, tenho colegas que lecionam no ciclo 1 e vou indicar seu blog. Gostei da dança dos textos,,posso linká-la? Vem bem a calhar com a maratona da ortografia qu estou publicando do ideias. Não consegui postar lá e vim aqui...

MARIA DO CARMO disse...

oi andreia. A partir do teu blog informatica e educação, passei para conhecer mais este teu espaço.
Ótimo. Muito interessante mesmo.
Sabe, to cursando na PUCRS a especialização em Informatica educativa e a disciplina que iniciamos agora em março trata sobre acessibilidade. Posso usar algumas de tuas dicas e textos?
Derrepente podemos trocar mais idéias pois pelo que vi tu és também da área de educ especial, não?
Beijos

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Bom dia Andréa!!
Deixei um presentinho pra você no QUIMILOKOS!
[]'s

Paula Mello disse...

Adorei a idéia de um programa especial para crianças especiais! Que pena que nem todos podem ter acesso, mas sempre é um bom começo!
Uma semana iluminada!

Maria Pospi disse...

Adorei seu blog, postei no meu este software. abraços.

PROFESSORAMARINALUIZA disse...

Professora,
quero parabenizá-la pelo seu Blog. Está maravilhoso. Gostaria de ser seguidora, mas não consegui.
Se puder acessar o Blog que estou iniciando, ficarrei grata.

Professora Marina
http://marinaa-marina.blogspot.com/

escadinhadosaber disse...

Olá Andréia, procurando pelo "Hércules e Jiló" encontrei seu blog. Parabéns pelo trabalho.Fica a dica do: ABC SEBRAN, com 12 atividades e o Menino Curioso com 9 atividades bem legais. O último é do professor José Antônio Borges, criador do DosVox(para DV).
Abraços ProFª Ivone Brandt
http://escadinhadosaber.blogspot.com

InetPontal disse...

OLÁ BOM DIA, SOU PROFESSOR DE INFORMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE POSSUI UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E GOSTEI MUITO DE SEU BLOG E DAS DICAS DE JOGOS EDUCATIVOS, JÁ ESTOU SEGUINDO VOCÊS, DEM UMA PASSADINHA LÁ NO MEU BLOG http://inetpontal.blogspot.com/