O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

1.3.08

Sugestões para ensinar todos os alunos da classe

Você já pensou sobre isto?

• Convença-se que todos os seus alunos sabem alguma coisa e que todos podem aprender, cada um de acordo com seu jeito e com seu tempo próprios;
• Tenha altas expectativas em relação a todos os seus alunos, pois eles só aprenderão se você acreditar que isso é possível;
• Renuncie à idéia de que somente você tem algo a ensinar na classe e acredite que seu aluno também tem seu próprio saber;
• Dê oportunidades para o aluno aprender a partir do que sabe e chegar até onde é capaz de progredir. Afinal, os alunos aprendem mais quando tiram suas dúvidas, superam incertezas e satisfazem curiosidade;
• Promova o diálogo entre os alunos e suas diferentes características étnicas, religiosas, de gênero, de condição física;
• Faça com que todos interajam e construam ativamente conceitos, valores, atitudes, em vez de priorizar o ensino expositivo em sua sala de aula.

Fonte:
PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO, O Acesso de Pessoas com Deficiência às Classes e Escolas Comuns da Rede Regular de Ensino, [artigo online] . 2003.

2 comentários:

Raimundo Luís Costa disse...

Boa noite, leciono Língua Portuguesa para alunos especiais, e sinto necessidade de me aprofundar no assunto.
Gostei do seu blog, e aceito sugestões para minha tarefa, busco novos exercícios, textos etc.
Meu e-mail é raimundoluisgodinho@gmail.com

Sou de NITERÓI, RJ e me chamo Raimundo Luís.

Anônimo disse...

Olá!
Sempre gostei de trabalhar com alunos com necessidades especiais.
Tenho verdadeira loucura para me aperfeiçoar em Libras.
Se tiver materias de fácil acesso. se puder me enviar ou indicar .
Um abraço.
Roseli.
encantada1@ig.com.br