O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

23.3.08

Materiais: SURDO, SURDEZ E LIBRAS

NÍVEIS DE SURDEZ E APARELHOS
Pode-se dividir a perda auditiva em 5 categorias + Anacusia.
(conforme Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999)


Surdez leve:perda auditiva entre 25db e 40db

Surdez moderada:perda auditiva entre 41db e 55db

Surdez acentuada:perda auditiva entre 56db e 70db

Surdez severa:perda auditiva entre 71db e 90db


Surdez profunda:perda auditiva acima de 91db

db=decibéis

Anacusia: este termo significa falta de audição, sendo diferente de surdez, onde existem resíduos auditivos. Audição Considerada Normal - perda entre 0 a 24 db nível de audição.

Saiba mais sobre aparelhos - clique aqui


TIPOS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA

DEFICIÊNCIA AUDITIVA CONDUTIVA:
Qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna (cóclea). A orelha interna tem capacidade de funcionamento normal mas não é estimulada pela vibração sonora. Esta estimulação poderá ocorrer com o aumento da intensidade do estímulo sonoro. A grande maioria das deficiências auditivas condutivas pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA SENSÓRIO-NEURAL: Ocorre quando há uma impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo. Os limiares por condução óssea e por condução aérea, alterados, são aproximadamente iguais. A diferenciação entre as lesões das células ciliadas da cóclea e do nervo auditivo só pode ser feita através de métodos especiais de avaliação auditiva. Este tipo de deficiência auditiva é irreversível.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA MISTA: Ocorre quando há uma alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. O audiograma mostra geralmente limiares de condução óssea abaixo dos níveis normais, embora com comprometimento menos intenso do que nos limiares de condução aérea.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA CENTRAL, DISFUNÇÃO AUDITIVA CENTRAL OU SURDEZ CENTRAL: Este tipo de deficiência auditiva não é, necessariamente, acompanhado de diminuição da sensitividade auditiva, mas manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras. Decorre de alterações nos mecanismos de processamento da informação sonora no tronco cerebral (Sistema Nervoso Central).

COMUNICAÇÃO GESTUAL

Existem várias formas de comunicação gestual : Português sinalizado; Libras; mímica; pantomima, alfabeto manual, comunicação total, bilingüismo e outros.

UNIVERSALIDADE

Ao contrário do que muitos pensam, a língua de sinais não é universal, nem mesmo a nível nacional existe uma padronização, inda mais em um país de grandes dimensões como o nosso. Em uma cidade como São Paulo podemos observar até certos "bairrismos". Grupos de surdos possuem sinais diferentes para uma mesma situação.
Saiba sobre a a educação de surdos no Brasil - Aqui
Em cada país a língua de sinais tem uma estrutura diferente, embora muito parecida. No Brasil a Libras, nos Estados Unidos o American Sign Language - ASL, e assim por diante. Só no continente africano temos 25 línguas gestuais. Em nossa américa são 21 - Geralmente chamadas de Lingua Gestual.

ALFABETO DE SINAIS

Você deve conhecer o alfabeto brasileiro de sinais. Embora muito utilizado, não pense que cada palavra numa comunicação com um surdo será feita desta forma, soletrada. Existem sinais para palavras inteiras e até para sentenças. Isto facilita e agiliza a comunicação, porém tais sinais devem ser utilizados dentro de uma estrutura - a Libras.
Também é muito comum observar sinais iguais para objetos ou palavras diferentes, mas isto não dificulta o aprendizado desta língua.
Existem pessoas treinadas para realizar o trabalho de INTÉRPRETES da Libras. Não é o bastante saber sinais, há de ser respeitado um código de ética e conduta, além de outros pontos que você aprende em curso próprio

APRENDA SINAIS

O aprendizado da língua de sinais é uma delícia. É surpreendente a riqueza desta língua e a facilidade de assimilação. A importância dela para o convívio com surdos, e a necessidade de familiares a dominarem para comunicação efetiva, faz com que a necessidade de aprender Libras aponte para cada um de nós.
Você pode aprender língua de sinais com professores Surdos, devidamente habilitados pela Feneis, em igrejas, comunidades e escolas. Pode aprender também através do convívio com algum surdo. Tenha certeza que ele terá enorme prazer em ensiná-lo e toda a paciência do mundo.

FATORES DE RISCO

Fatores de risco para a surdez do bebê - 0 a 28 dias

HISTÓRIA FAMILIAR - ter outros casos de surdez na família

INFECÇÃO INTRA-UTERINA - provocada por citomegalovírus, rubéola, sífilis, herpes genital ou toxoplasmose

ANOMALIAS CRÂNIOS-FACIAIS - deformações que afetam a orelha e/ou o canal auditivo (p.ex.: duto fechado)
PESO INFERIOR A 1.500 GR AO NASCER

HIPERBILIRUBINEMIA - doença que ocorre 24 horas depois do parto. O bebê fica todo amarelo por causa do aumento de uma substância chamada bilirubina. Ele precisa tomar banho de luz e fazer exosangüíneo transfusão

MEDICAÇÃO OTOTÓXICAS - uso de antibióticos do tipo aminoclicosídeos que podem afetar o ouvido interno - SAIBA MAIS

MENINGITE BACTERIANA - a surdez é umas das conseqüências possíveis quando o bebê tem este tipo de meningite

NOTA APGAR MENOR DO QUE 4 NO PRIMEIRO MINUTO DE NASCIDO E MENOR DO QUE 6 NO QUINTO MINUTO - Todo bebê quando nasce, recebe uma nota, composta por uma avaliação que inclui muitos fatores. Apgar era o nome do médico que inventou o teste.

VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UTI NEONATAL POR MAIS DE 5 DIAS - quando o bebê teve que ficar entubado por não conseguir respirar sozinho

OUTROS SINAIS FÍSICOS ASSOCIADOS À SÍNDROMES NEUROLÓGICAS - p.ex.: Síndrome de Down ou de Waldemburg

Fatores de risco para a surdez da criança - 29 dias a 2 anos

OS PAIS DEVEM OBSERVAR SE HÁ ATRASO DE FALA OU DE LINGUAGEM - aos 7 meses ele já deve imitar alguns sons; com 1 ano já deve falar cerca de 10 palavras e com 2 anos o vocabulário deve estar em torno de 100 palavras

MENINGITE BACTERIANA OU VIRÓTICA - esta é a maior causa de surdez no Brasil

TRAUMA DE CABEÇA ASSOCIADA À PERDA DE CONSCIÊNCIA OU FRATURA CRANIANA

MEDICAÇÃO OTOTÓXICA - uso de antibióticos do tipo aminoglicosídeos que podem afetar o ouvido interno

OUTROS SINAIS FÍSICOS ASSOCIADOS À SÍNDROMES NEUROLÓGICAS - por ex.: Síndrome de Down e de Waldemburg

INFECÇÃO DE OUVIDO PERSISTENTE OU RECORRENTE POR MAIS DE 3 MESES - OTITES - SAIBA MAIS

Fatores de risco para a surdez do adulto

Além daqueles encontrados nas crianças, os adultos podem adquirir a surdez através de:

Uso continuado de aparelhos com fone de ouvido (I-Pod, MP3, etc)
Trabalho em ambiente de alto nível de pressão sonora
Infecção de ouvido constante e acidentes

VEJA TAMBÉM:
HRAC-USP, Bauru-SP: subsídios para uma política de intervenção

Resumo
A deficiência auditiva há muito vem sendo estudada e à medida que as causas determinantes de tal alteração são explicitadas há permissão de adequações de procedimentos e processos de (re)habilitação, assim como adoção de estratégias preventivas.Fatores como região, sexo, grupo socioeconômico e idade são dados de fundamental importância para que se possa realizar um planejamento de serviços audiológicos.A presente pesquisa delineou o perfil das crianças atendidas no Hospital de Reabilitação das Anomalias Craniofaciais (HRAC) - USP - Bauru, com a finalidade de proporcionar subsídios para trabalhos de intervenção, prevenção e (re)habilitação do deficiente auditivo. Foram analisados 1.300 prontuários, ou seja, 10% da população total dos pacientes do hospital até 1998, onde participaram de análise 580 deles.Constatou-se que as principais etiologias foram a rubéola e a meningite na população infantil, sendo a maioria de classe socioeconômica baixa e provenientes da região Sudeste.Com os dados obtidos, outras pesquisas poderão ser feitas e mudanças realizadas para melhorias na qualidade do atendimento ao deficiente auditivo.


Esta cartilha, disponibilizada em Set/2005, foi elaborada voluntariamente pelos alunos da 22.turma da Fundação Vanzolini (USP-SP) com nossa colaboração.

Ela foi elaborada, para que a população possa ter fácil acesso a informações básicas sobre surdez. Queremos que você aproveite bem este material e o divulgue para que os surdos conquistem seus direitos de cidadão.

Acesse aqui a cartilha



Esta apostila está sendo disponibilizada para ajudá-lo em seu aprendizado pessoal. Também poderá ser usada para ministração de cursos. Nestes casos pedimos sua colaboração no seguinte sentido:

Respeite nosso trabalho mantendo todas as informações. Não acrescente ou retire nenhuma palavra, texto ou foto.
Saiba que este material é básico, podendo ter variações conforme a região.
Queremos que, além de praticar os sinais, você crie o interese em conhecer melhor a comunidade surda, a cultura surda e aspectos da surdez.
Na medida do possível, mande-nos observações, sugestões e informações que achar necessário.
Para reprodução acima de 15 exemplares solicite autorização prévia
Bom proveito.

Acesse aqui a apostila

LIVROS MEC SOBRE SURDEZ

Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - V1 - Acesse aqui
Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - V2 - Acesse aqui
Idéias para ensinar Língua Portuguesa a Surdos - Acesse aqui

Fonte: SURDO.ORG

15 comentários:

Unknown disse...

Excelente!!! Ainda vou aprender LIBRAS e Braile.

Linkadinho no Libélula, Blogues Educativos...

:-D

Trabalhando com Surdos disse...

Olá fico feliz de encontrar blogs sobre surdos, trabalho com surdos há 7 anos no estado do Acre, gostei muito do seu blog, tenho um blog sobre surdo tb aguardo sua visita bjs http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com/

Anônimo disse...

ola sou estudante adorei esse blog cintia.couto#hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho perda auditiva desde criança e hoje estou com 57 anos, caminhando para perda severa. Diagnóstico: Otoesclerose. Ainda não sabemos de onde eu trouxe. É muito ruim, mas não me deixei abalar, embora as pessoas me falem, sempre, "com graça".
Sou professora e escritora e amo tudo que faço, pois o faço por amor.
Abraços aos que se dispuseram fazer este Blog tão interessante e cultural.
Parabéns!

Unknown disse...

Ola,

Gostaria de saber para que email eu poderia enviar um Release, sobre um trabalho muito bom, que promove a inclusao de jovens surdos atraves do esporte olimpico, e esta sendo feito com jovens carentes e portadores de necessidades especiais no Rio de Janeiro.

Desde ja agradeço, e aguardo respostas...

Att..

Deise Szulczewski disse...

Olá,
achei o blog maravilhoso. Obrigada por compartilhar tantos saberes.
Um abraço
Deise
http://pedagogiaeducacaoespecial.blogspot.com/

Anônimo disse...

webcam music dating [url=http://loveepicentre.com/]singles cruise vacation denver[/url] free indian married singles http://loveepicentre.com/ diamond head singles

Anônimo disse...

car audio toyota [url=http://www.cardvdplanet.com/terms.html]audiovox auto dvd[/url] robb report volvo car audio awards http://www.cardvdplanet.com/7-inch-car-monitor-dvd-player-with--discount-price3.html overhead auto dvd player
auto audio harness met809220 [url=http://www.cardvdplanet.com/car-cd-mp3-player-with-usb-sd-mmc-cd147--discount-price56.html]auto dvd installation marietta kennesaw georgia[/url] ipod touch auto audio cable http://www.cardvdplanet.com/2-din-car-dvd-online-store2.html absolute auto audio syracuse
car audio subwoofers auto cheap insurance [url=http://www.cardvdplanet.com/9-inch-wide-screen-car-dvd-player-with--discount-price104.html]car audio toyota[/url] car audio systems integrated ford falcon http://www.cardvdplanet.com/7-inch-wide-screen-dvd-with-game-sd-usb-fm--discount-price92.html ho auto audio

Anônimo disse...

dental equipment manufacturer [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-hongos---anti-ansiedad.htm]anti hongos anti ansiedad[/url] should i have blood come out of my arm after got a shot http://usadrugstoretoday.com/categories/de-la-salud-de-la-mujer.htm organika calcium http://usadrugstoretoday.com/products/wellbutrin-sr.htm
smoking pipes tobacco redmanol bakelite [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/antibiotici.htm]antibiotici[/url] braun blood pressure monitor [url=http://usadrugstoretoday.com/tos.htm]tea card stationary[/url]

Anônimo disse...

http://www.kimoktae.pe.kr/%7Ekimoktae/cgi-bin/kimoktae/main.cgi?board=master&command=guest_email&textnum=1203863771 http://www.ultifanatics.com/forums/index.php?topic=240383.new#new http://i-comers.com/showthread.php?p=672398#post672398 http://www.jerusalem-sasbach.net/forums/viewtopic.php?f=3&t=49848
http://pedrajas-saintnolff.com/foro//viewtopic.php?p=286561#286561 http://lovematchforum.com/viewtopic.php?f=4&t=79873 http://www.coreuro.com/board/zboard.php?id=m_after&page=1&page_num=20&select_arrange=headnum&desc=&sn=off&ss=on&sc=on&keyword=&no=359&category= http://www.ebmb.de/http/mbs/board.php?num=1172013169&thread=1172013169
http://fadingendlessly.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=13371 http://doublepower.info/forum/index.php?topic=216539.new#new http://ji-design.com/bbs//view.php?id=freeboard&page=1&page_num=20&select_arrange=headnum&desc=&sn=off&ss=on&sc=on&keyword=&no=891&category=

Anônimo disse...

casino in massachusetts http://wqm.in/poker-online_places-to-play-poker play roulette online best internet casinos
[url=http://wqm.in/baccarat_casino-gambling-games-baccarat-internet]free printable baby shower bingo games[/url] to play keno virtual [url=http://wqm.in/lottery_delaware-lottery-raffell]delaware lottery raffell[/url]
northern virginia bingo games http://wqm.in/online-casino_downloadable-casino-an-poker
[url=http://wqm.in/online-casinos_internet-casinos-play-roulette-game]new dark knight joker poster[/url] online slots casino [url=http://wqm.in/online-casinos_where-are-the-casinos-in-niagra-ny]where are the casinos in niagra ny[/url]
free blank bingo sheets http://wqm.in/blackjack_blackjack-dealers-salary-ranges fitzgeralds casino las vegas [url=http://wqm.in/blackjack_samsung-blackjack-ii-review]samsung blackjack ii review[/url]

Anônimo disse...

jacob epstein movie bio [url=http://moviestrawberry.com/films/film_lost_treasures_of_the_ancient_world_empires_of_the_americas/]lost treasures of the ancient world empires of the americas[/url] the movie hood soldiers http://moviestrawberry.com/films/film_the_resurrected/ the glory brigade movie
free movie sex scenes [url=http://moviestrawberry.com/films/film_if_i_had_known_i_was_a_genius/]if i had known i was a genius[/url] groovy like a ten cent movie http://moviestrawberry.com/films/film_men_with_brooms/ generic movie theme
aqua teen movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_car/]the car[/url] sound track from movie cellular
catch me if you can the movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_kemper/]kemper[/url] patricia sex movie http://moviestrawberry.com/films/film_alone_in_the_dark/ how to download home movie dvd
what is a movie soundtrack [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_molly_maguires/]the molly maguires[/url] lake house movie download free http://moviestrawberry.com/films/film_dinosaur/ movie stunt desighner

Anônimo disse...

Привет!
авторегер mail -)) 5493

Viviane Santos disse...

Oiii adorei seu blog, sou estudante de libras e gostei de tudo!
Estou seguindo seu blog, se puder siga o meu!
bjOos

Viviane Santos disse...

Oiii adorei seu blog, sou estudante de libras e gostei de tudo!
Estou seguindo seu blog, se puder siga o meu!
bjOos