O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

2.10.06

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT

Olá pessoal, hoje visitanto o site do Instituo Benjamin Constant encontrei fotos maravilhosas que demonstram um pouco do trabalho com as crianças deficientes visuais. Lá no site você encontra informações riquíssimas e mais uma seleção de fotos. Aqui postei só algumas para ilustrar.


ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE NO JARDIM DE INFÂNCIA: Os alunos, de modo geral, aprendem a usar os obstáculos como fator de orientação.




MÃOS DADAS NO CONTRALUZ: É comum ver as crianças de visão subnormal orientarem as demais. Nestes casos, o que se estabelece não é uma relação de poder, mas uma sincera e natural integração, que passa pela amizade e compreensão das reais necessidades de cada um.



PROCURA-SE UM CHINELO: Uma das preocupações fundamentais na educação dos deficientes visuais é torná-los, tanto quanto possível, independentes. Ao permitir que a criança procure seu próprio chinelo, as educadoras oferecem meios pela ela construir a sua autonomia.

1 comentários:

Joseane Piechnicki disse...

Olá Andrea!
Parabéns pelo espaço. Ele é referência para professores/pesquisadores de DV. Vou indicá-lo a uma amiga.
abraço