O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

2.10.06

INCLUSÃO NA ESCOLA


Na Escola

• Criança com olhos irritados que esfrega as mãos neles, aproxima muito para ler ou escrever, manifesta dores de cabeça, tonturas, sensibilidade excessiva à luz, visão confusa, deve ser encaminhada a um oftalmologista.
• Todo defi ciente visual, por amparo legal, pode freqüentar escola da rede
regular de ensino (público ou particular).
• Se a criança enxerga pouco deverá estar na primeira fi la, no meio da sala ou com distância sufi ciente para ler o que está escrito no quadro.
• A incidência de refl exo solar e/ou luz artifi cial no quadro negro devem ser evitadas.
• Trate a criança defi ciente visual normalmente, sem demonstrar sentimentos de rejeição, subestimação ou superproteção.
• Todos podem participar de aulas de Educação Física e Educação Artística. Use o próprio corpo do defi ciente visual para orientá-lo.
• Trabalhos de pesquisa em livros impressos em tinta podem ser feitos em conjunto com colegas de visão normal.

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