O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

2.10.06

Ajustes que Cabem ao Professor Realizar


No que se refere aos ajustes que cabem ao professor desenvolver e implementar para garantir o acesso do aluno com necessidades especiais a
todas as instâncias do currículo escolar, encontram-se, de maneira geral:

  • criar condições físicas, ambientais e materiais para a participação do aluno com necessidades especiais na sala de aula;
  • favorecer os melhores níveis de comunicação e de interação do aluno com as pessoas com os quais convive na comunidade escolar;
  • favorecer a participação do aluno atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários;
  • adaptar materiais de uso comum em sala de aula;
  • adotar sistemas alternativos de comunicação, para os alunos impedidos de comunicação oral, tanto no processo de ensino e aprendizagem como no processo de avaliação;
  • favorecer a eliminação de sentimentos de inferioridade, de menos valia, ou de fracasso.nas atividades escolares;

1 comentários:

Anônimo disse...

Ei Andrea! Maravilhoso o espaço que criou. Aqui em nossa em instituição www.chica.org.br temos um projeto que capacita professores para receber crianças com necessidades especiais. Vou indicar seu blog como fonte de pesquisa. Está bem completo. Parabéns!
Recebemos em nosso laboratório de informática alunos especiais também. Nosso último desafio esta sendoé capacitar um aluno cego a usar o Dosvox. acho que está dando certo. Pelo menos ele está feliz. Muito feliz mesmo.
Beijão!!! Andrea Toledo