O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

2.10.06

ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE


As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Significativas)
são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma
a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam
necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola
regular, juntamente com seus parceiros coetâneos1. São denominadas de
Pequeno Porte2 (Não Significativas) porque sua implementação encontra-se
no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivos do professor, não
exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância
superior, nas áreas política, administrativa, e/ou técnica.

Elas podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação
do professor: na promoção do acesso ao currículo, nos objetivos de ensino,
no conteúdo ensinado, no método de ensino, no processo de avaliação, na
temporalidade.

A primeira instância na qual o professor deve promover as adaptações que favorecerão a experiência produtiva da escolaridade para todos os seus alunos é na elaboração do Plano de Ensino. Ao fazer isso, o professor deve estar aberto para a constatação da diversidade presente no seu grupo de alunos e para a ela responder no âmbito da sua ação pedagógica.

Seu planejamento, assim, deverá considerar a diversidade, estando alerta para as características individuais, o que envolve:
  • a organização do espaço e dos aspectos físicos da sala de aula;
  • a seleção, a adaptação e a utilização de equipamentos e mobiliários de forma a favorecer a
    aprendizagem de todos os alunos;
  • o planejamento das estratégias de ensino que pretende adotar em função dos objetivos pedagógicos e conseqüentes conteúdos a serem abordados;
  • a pluralidade metodológica tanto para o ensino como para a avaliação;
  • a flexibilização da temporalidade.

1 comentários:

Anônimo disse...

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