O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

22.5.12

RS sem limites


O Governo do Estado lançou,  no Palácio Piratini, um conjunto de ações nas áreas de educação, saúde, acessibilidade e inclusão social. O plano RS Sem Limite deverá contemplar 2,5 milhões gaúchos, número estimado de pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul de acordo com o censo de 2010.  

Acesse aqui o Plano Estadual - http://www.faders.rs.gov.br/portal/index.php?id=servico&cat=29

Viver sem Limite


Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência prevê investimentos federais de R$ 7,6 bilhões até 2014 para ações de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade

A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta quarta-feira (17), em Brasília, ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, da ministra da Secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de outros ministros, o Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Durante a cerimônia também foi anunciada a criação da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programa Urbanos, no Ministério das Cidades.


Para mais informações sobre o Viver Sem Limite, acesse o link:
http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/publicacoes/arquivos/campanha-viver-sem-limite

Infoteca - Portal Nacional de Tecnologia Assistiva

Infoteca 

 Confira as publicações relacionadas à Tecnologia Assistiva, pessoas com deficiência e idosas.
Acesse - http://www.assistiva.org.br/infoteca

Tecnologia Assistiva - Navega Feliz


Um projeto inovador, criado em parceria por profissionais da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Santa  Casa foi o vencedor do Prêmio de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Região Norte da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na categoria Profissionais e Estudantes de Ensino Superior, entregue no último final de semana no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania.


GenVirtual - Sistema de Realidade Aumentada Musical para Reabilitação

Pesquisa de Doutorado realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) para investigar o uso dos Meios Eletrônicos Interativos na Reabilitação. Trata-se de um software musical, implementado com tecnologia de Realidade Aumentada, para uso livre em sessões de Musicoterapia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Acesse o link abaixo e leia mais

Fonte: www.tec-edulivre.com.br 

LAB - LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE UNICAMP

O LAB é composto de dois ambientes: Sala de Acesso à Informação, para os serviços bibliotecários e Laboratório de Apoio Didático, para elaboração e adaptação de materiais especiais, avaliações e exames para o alfabeto braile.

A proposta do LAB é tornar acessíveis, às pessoas com deficiência, todos os serviços disponíveis a quaisquer usuários, tais como a orientação à pesquisa, acesso, localização e obtenção de documentos impressos ou eletrônicos, normalização de trabalhos científicos, empréstimo entre bibliotecas, etc.

Acesse o link e conheça mais sobre o LAB -  http://lab.bc.unicamp.br:8080/lab

Programa traduz textos em linguagem de sinais


Avatar comunica-se em Libras
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criaram umprograma de computador que traduz textos em Libras, a Língua Brasileira dos Sinais.

Partindo do texto escrito, os sinais são mostrados na tela por um personagem 3D, que os especialistas denominam de agente virtual, mas que é mais popularmente conhecido por avatar.

O personagem, que pode ser alterado de acordo com a necessidade ou conveniência do usuário, reproduz os sinais utilizados pela Libras. "Como a figura humana é apresentada em 3D, o usuário pode aproximar ou mudar o ângulo do avatar, caso queira compreender melhor a mensagem", explica Wanessa Amaral, que criou o sistema juntamente com o professorJosé Mário de Martino.