O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

5.1.12

Projeto para começar o ano - 30 dias, 30 fotos

Que tal sermos ousados? Fugirmos dos trabalhos "tradicionais" realizados no inicio de cada semestre?

Bem, com essa pergunta, convido vocês a conhecerem o Desafio: 30 dias- 30 fotos, do professor de Ciências da Computação e Matemática Enrique Benimeli, um projeto que esta em seu Blog Esfera TIC.

O projeto é interessante por sua originalidade, simplicidade e versatilidade, pois, com pequenas alterações pode ser aplicado a todas as áreas e níveis. Além disso o projeto envolve diversas ferramentas de conhecimento dos professores como, Flickr, Blogger, Slideshare,... entre outras.

Não perca tempo e comece agora seu planejamento!!!!


Fonte: educ@conTIC


3.1.12

Glogster - ferramenta para criação de posters virtuais


No  Glogster  você cria montagens e solta a imaginação, falando dos assuntos que você mais curte. O melhor de tudo: ele está em português. Deste modo, fica mais fácil localizar os recursos e fazer as montagens.

Poissonrouge -


O site www.poissonrouge.com é bastante interativo, possui atividades variadas para trabalhar com crianças. Cada uma das imagens apresentadas na página de abertura remete a uma possibilidade de interagir com recursos tecnológicos. Ele tem músicas, jogos e atividades para crianças, principalmente as pequenas, que desenvolvem a coordenação para o uso do mouse.

2.1.12

Robotica - Autismo

A Universidade de Minho – Uminho, em Portugal, está com um projeto para aproximar terapeutas aos portadores de autismo através da Robótica, facilitando a interação e comunicação destes pacientes.
Há um resultado positivo quanto à exploração de novas competências e oportunidades de se expressar com o meio, consequentemente melhorando a qualidade de vida e o desenvolvimento dos jovens. 


Veja o link desse projeto:    http://www.robotica-autismo.com/

Fonte: Educadores Inovadores - via Facebook

Chamada publica para a seleção de professores cursistas para o curso de Formação em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis

O Curso a distância em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB, é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Educação-MEC, através da Secretaria de Educação Especial - SEESP, e desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, sob a coordenação do Núcleo de Informática na Educação Especial – NIEE e o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação CINTED.
05/12/2011 a 05/01/2012


O curso visa formar professores de escolas públicas na perspectiva da Educação Inclusiva, com abrangência nacional, auxiliando-os no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação Acessíveis e na construção de ações pedagógicas para o atendimento educacional especializado (AEE), com o objetivo de apoiar processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), nas respectivas unidades de ensino.


Mais informações e inscrições, acesse o link .