O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

25.2.10

Eduquito -


O Eduquito tem como proposta básica ser um espaço virtual de inclusão digital para que todos possam exercer sua cidadania em termos de convivência e desenvolvimento de projetos colaborativos, em áreas de interesse comum.

Como espaço de encontros virtuais o Eduquito oferece, além de recursos de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, inúmeras ferramentas de interação e desenvolvimento, as quais permitem atividades prazerosas para motivar o processo de criatividade, trocas e crescimento em conjunto.

Você é nosso convidado para participar e ocupar esses novos espaços do mundo virtual.

Visite o site do Ambiente Virtual Eduquito

NIEE - Núcleo de Informática na Educação Especial

NIEE - Núcleo de Informática na Educação Especial

O Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) constitui um grupo de pesquisas, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como meta a socialização do conhecimento construído pela equipe no decorrer de mais de 20 anos de sua existência, através da pesquisa, formação de recursos humanos e produção de softwares educativos, focalizando promoção da inclusão social e digital de pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs).

ONG Redespecial

A Redespecial-Brasil é uma organização não-governamental (ONG) a serviço das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais através das Tecnologias da Informação e Comunicação.

A ONG é constituída de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), Familiares, Pesquisadores, Educadores, Especialistas em Educação, Educação Especial, Informática, Informática na Educação Especial, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Empresários, Advogados, dentre outros, busca, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física, mental, motora, visual, surdos, paralisia cerebral, síndrome de down, autistas, entre outras pessoas com necessidades educacionais especiais.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - aplicadas à Educação Especial - abrangem todas as ajudas técnicas de hardware e programas como simuladores, acionadores, sistemas de comunicação, teclados, mouse, impressoras especiais, ambientes que favoreçam a acessibilidade à informação, à comunicação, à interação, dentre outras.

Visite o site - http://www.redespecial.org.br/

17.2.10

Crescem discussões sobre acessibilidade da web a deficientes

Nos Estados Unidos ainda não existem leis específicas que obrigam as empresas de internet a tornarem seus sites acessíveis a pessoas com deficiência

Cerca de 60 milhões de pessoas nos Estados Unidos não conseguem acessar a internet com as configurações normais de um computador e precisam de teclados, mouses ou telas de leitura especiais, segundo dados do diretor do núcleo de Comunidades Especiais do Yahoo, Alan Brightman. A discussão sobre a importância da acessibilidade da internet envolve cada vez mais programadores e webdesigners, assim como as grandes empresas atuantes na web, que querem tornar a experiência da rede mundial de computadores acessível ao maior número possível de usuários.

Leia a reportagem na íntegra no site da Rede Saci

I Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo

http://www6.ufrgs.br/ebpa2010/#home

É com muita satisfação que a Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi-RS), juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através de cinco dos seus Programas de Pós-Graduação, além do Programa para Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (ProTID – UFRGS) anunciam o I Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo (EBPA-2010), a ser realizado entre os dias 22 e 24 de abril de 2010.

Acesse o site acima e confira

4.2.10

MANUAL NVDA - Leitor de Tela - Guia do Usuário

Através de voz sintética, o NVDA permite que usuários cegos ou com deficiência visual possam acessar e interagir com o sistema operacional Windows e vários outros aplicativos.

Acesse o site Acessibilidade Legal e leia o material lá disponível.

Visite - Blog Autividade

Este blog foi criado para mostrar atividades educativas para pessoas com autismo. As atividades são classificadas por forma de se utilizar e pela data que foi criada e utilizada. A maioria é baseada no TEACCH program da Universidade da Carolina do Norte, assim como atividades educativas no computador, seja usando um software específico ou feitas por mim no Word ou Power Point. Espero que voces gostem e possam aproveitar com seus filhos e ou alunos com Transtornos do Espectro do Autismo. Além das atividades, colocarei artigos sobre TEACCH e o uso de computador e autismo, e autismo e educação.

Aproveite e visite o BLog !!!!