O desenvolvimento do pensamento, mais que um simples processo lógico, desenvolve-se em resposta a desafios vitais. Sem o desafio da vida o pensamento fica a dormir... O pensamento se desenvolve como ferramenta para construirmos as conchas que a natureza não nos deu. (Rubem Alves)

31.7.07

PRÊMIO BLOG COM TOMATES

Premiação BLOG COM TOMATES







Quero agradecer a FÁTIMA do blog Internet e Web na Educação por indicar meu blog a esse prêmio.

Versão portuguesa do "No Fear" Blog Award.
"Eu, brit com, autora da iniciativa (...) Considero um Blog com Tomates aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano. Havendo quem possa ter outra interpretação do mesmo, a nomeação de blogs e seus respectivos conteúdos são da responsabilidade de quem os indica."

E agora cabe-me cumprir a tarefa: assumindo que só se podem nomear 5 blogues, sob a ideia da protecção dos direitos humanos e de «No Fear» (NO FEAR Act de Novembro de 2006, relativo aos "rights and protections available under Federal antidiscrimination and whistleblower protection laws. ").

Os blogues que escolhi foram (serão premiados com um par de tomates - imagem original):

1 - APRENDIZAGENS BY GILIAN - da Gílian Cristina Barros

2 - APRENDENDO CIÊNCIAS ONLINE - da Tereza

3 - Edc200 - Projetos de Ensino de Ciências - da Adriane

4 - Fichário de Ciências - da Andréa Barreto

5 - PROFESSORA DILEUZA - da Dileuza Niebielski

Os blogues premiados deverão, por sua vez, nomear outros cinco para receber o prémio e ir ao blogue original dizer que o receberam. http://blogcomtomates.blogspot.com/ Parabéns!!!!

4.7.07

3.7.07

A INCLUSÃO QUE FUNCIONA

Mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão é um desafio que implica mudar a escola como um todo, no projeto pedagógico, na postura diante dos alunos, na filosofia...

Valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Nunca o tema da inclusão de crianças deficientes esteve tão presente no dia-a-dia da educação — e isso é uma ótima notícia. Tal qual um caleidoscópio, que forma imagens com pedras de vários tamanhos, cores e formas, cada vez mais professores estão percebendo que as diferenças não só devem ser aceitas, mas também acolhidas como subsídio para montar (ou completar) o cenário escolar. E não se trata apenas de admitir a matrícula desses meninos e dessas meninas — isso nada mais é do que cumprir a lei. O que realmente vale (e, felizmente, muitos estão fazendo) é oferecer serviços complementares, adotar práticas criativas na sala de aula, adaptar o projeto pedagógico, rever posturas e construir uma nova filosofia educativa.

Reportagem completa na Novaescola